26 de março de 2017

DCE-UFBA debate o conflito Sírio e o novo jogo do Oriente Médio

 
Da Coordenação
 
Na próxima terça-feira, 16h, o DCE-UFBA, em parceria com a União dos Estudantes da Bahia (UEB) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), realizarão o debate: "O conflito Sírio e o novo jogo do Oriente Médio", no auditório do Instituto de Matemática da UFBA. Como desdobramento de uma polêmica que se desenvolveu com o PSTU e a sua postura totalmente adaptada ao imperialismo americano nos conflitos do Oriente Médio, teremos a oportunidade de debater publicamente as nossas posições acerca do tema.

Os resultados dos conflitos que se desenvolvem atualmente na Síria definirão os rumos políticos da região. O que se joga naquele pequeno país é o futuro de uma polarização que definimos como um "bloco da hegemonia"(EUA, Europa, Monarquias do Golfo e Israel), e um "bloco da resistência" (Irã, Síria, Hezbollah).
 
O equilíbrio regional foi posto em cheque com o advento que ficou conhecido como "Primaveras Árabes" e que alastrou-se por quase todos os países da região em maior ou menor grau. Isso mobilizou o conjunto dos atores a repensar os seus interesses de modo a tentar controlar os resultados que viriam a surgir. Tunísia, Egito, Iêmen, Líbia, foram alguns dos países que sofreram os reflexos da primavera. Contudo, como frisamos na polêmica, as primaveras não foram movimentos homogêneos como tentam simplificar a esquerda pró-imperialista.
 
O Oriente Médio é uma região estratégica no mundo e a Síria é o decisivo capítulo desta complexa disputa que se desenha para o próximo período. Diante desta conjuntura e da velocidade dos acontecimentos, teremos a oportunidade de colocar a nossa posição a prova diante de uma posição completamente distinta.
 
O debate deve cumprir a função de aprofundar questões e elevar o nível de compreensão política no campo das esquerdas diante das questões do Oriente Médio. Aguardamos todos\as lá.
 
Abaixo seguem os textos da nossa polêmica pública com o PSTU.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário