7 de junho de 2010

CARB o que é isso?

Rondinei*

Chega ao fim à gestão do Mosaico do CARB – Centro Acadêmico Ruy Barbosa – da Faculdade de Direito da UFBA e muito provavelmente você estudante não sabe o que significa o CARB para alem de uma sigla as suas reais demandas e as funções na faculdade que não seja a realização do trote. Nada mais natural que assim seja dada a inércia da participação desta gestão do CARB na vida prática do estudante.

O CARB tem por incumbência representar os discentes do curso de Direito, dentro e fora da nossa Unidade, prezando pelas suas necessidades e demandas no intuído de defender os seus direitos. Também, de articular lutas com as entidades estudantis gerais como o DCE, a UEB, a UNE e a nossa Federação fortalecendo o diálogo e promovendo a integração destes estudantes. Infelizmente não foi isso que vimos nessa ultima gestão a qual a nossa entidade de base foi esvaziada pelos seus membros.

Assim, nós estudantes desta faculdade temos a tarefa de construir um CARB que realmente cumpra com essa missão, para tanto é necessário que os estudantes participem deste processo que começou no dia 25 de maio com a realização da assembléia dos estudantes da FADUFBA, tendo como pauta única: a escolha da comissão eleitoral que tem a função de coordenar as atividades do CARB e as eleições para gestão 2010/2011.

A sessão iniciou bastante tensa com duas posições bem definidas: de um lado o grupo liderado pela atual gestão do CARB com a proposta de conservação do statu quo, ou seja, da falta de mobilidade em promover atividades que estimulem o desenvolvimento acadêmico teórico e prático, iniciativas que visem à inter-relação entre os estudantes, a não convocação de assembléias para discutir coletivamente a faculdade – seus problemas, suas necessidades, seus conflitos e até suas conquistas. Compondo outro quadro se apresentam enquanto alternativa para construir um CARB mais ativo, democrático e representativo o grupo de oposição a gestão Mosaico. Este grupo (de oposição) conseguiu vitórias importantes dentro da Assembléia para garantir a legitimidade do processo eleitoral: Garantia do direito a fala dos estudantes presentes, algo que foi submetido a votação em plenário, como se pudesse haver assembléia sem que os presentes e interessados tivessem saciado o deu direito de fala. A livre Expressão e premissa básica de uma assembléia. Outra conquista foi o fato de os representantes da comissão eleitoral das turmas noturno fossem votados à noite com pleito aberto a todos os estudantes de Direito da UFBA, o que garantiu legitimidade na escolha e proporcionou representatividade das turmas do noturno na formação e composição da comissão eleitoral.

Assim dois entre três membros titulares e um entre dois membros suplentes foram votados e eleitos nesta assembléia com dois candidatos ligados à gestão Mosaico eleitos para ocupar a vaga de titular e um candidato ligado ao grupo de oposição eleito para ocupar a vaga de suplência. Ficando uma vaga para titular e uma vaga para suplência a serem eleitos no turno noturno.

Espera-se, lisura e imparcialidade da comissão eleitoral na condução desse processo eleitoral para o CARB. A palavra de ordem dos estudantes de Direito deve ser a Unidade de todos os setores progressistas do curso contra o atual conservadorismo do CARB.

Devemos recolocar o CARB no seu papel de protagonismo no movimento estudantil da UFBa, coisa que a última gestão se empenhou em abalar e destruir.

Rondinei é estudante de Direito da UFBa, Coordenador da ACEB e membro do coletivo O Estopim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário