Por Taisa Ferreira*
Meados de 2008, um grupo de militantes insatisfeito com os vícios na prática de militância, embuidos de divergências de programa e na forma como discussões e decisões eram travadas em seu agrupamento de origem (Juventude Revolução) começa a dialogar e a construir o esboço do que entendem como perspectiva diferenciada para o movimento estudantil.
A constituição de nosso coletivo se deu por não compactuarmos com a prática de movimento baseada na burocratização e na política dos aparelhos burgueses, e sim por entendermos que acima de tudo na luta, estão as reivindicações históricas do povo.
Em meio a desejos, certezas, coragem, receios, dúvidas, mas com muita vontade de fazer diferente, surge o Coletivo O Estopim! formado por jovens universitários e trabalhadores que acreditam no movimento social e estudantil pautado no dialogo aberto, no respeito, na confiança, em uma construção verdadeiramente realizada por todos os sujeitos que o compõe.
Em dois anos foram compartilhados momentos que se poderiam entender desanimadores, momentos carregados de energia e fôlego, situações as quais tem nos possibilitado ensinar e aprender, sempre construindo um movimento de maneira democrática, transparente, tendo o respeito e a confiança como base para ação.
A cada dia nossa identidade se firma, e nessa breve caminhada esse é um dos nossos frutos mais saborosos, ter aprendido a saber quem somos, e qual nosso papel na sociedade em que vivemos.
É um doce prazer compor esse coletivo, me saber parte de um espaço em que a conquista dos corações e mentes são objetivos constante, em que a transformação começou através de nós mesmos.
Como dissemos há tempos atrás:
“A liberdade é como o amanhecer, alguns esperam dormindo, mas outros acordam e caminham durante a noite para alcança-la, Nós de O Estopim! somos viciados em insônia e deixamos a história desesperada”
Parabéns a todos que compõe O Estopim!, pelos dois anos de muitas lutas, superações, sorrisos e aprendizagens.
Taisa Ferreira é Pedagoga e militante do Coletivo O Estopim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário